Poesia Na Escola 2011
Um armário com livros na calçada era tudo que indicava o esforço de alguém ansioso para oferecer conhecimento à multidão, mas a impossibilidade de seguir cuidando para proteger o acervo levou ao desgaste do móvel, agora, sem o fundo, virou apenas uma estante com prateleiras rústicas. A intempérie, a poeira, o vento, tudo fez com que os livros sofressem o abandono, prova disso um livro no chão, molhado, rasgado, sendo chutado por transeuntes descuidados. Mas eis a salvação: uma senhora militante do movimento por moradia passa pelo local e se toca, e não se contém, pega-o, limpa e leva consigo.
Ei-lo aqui, para apreciação dos insertos leitores.
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Além da Apresentação da Secretária Municipal de Educação Claudia Costin, o poema que abre o livro faz uma leitura do ambiente escolar:
"Nos Muros da Escola ou Nos Muros
A poesia resistiu nos muros da escola,
era o que constatei circulando em volta,
havia pichações, desenhos e cores diversas
e também palavras perversas
e no meio de tantas ervas
pequenos versos com palavras belas
indicavam haver um poeta,
alguém que gostava de estética,
alguém que amava à beça.
Flávia Beatriz Pedrosa Pereira
Professor I Artes Cênicas
E. M. 01.02.007 Orlando Villas Boas"
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Esta edição 2011 traz 100 autores, entre professores, merendeiras, agentes educadores, bibliotecários, agentes administrativos, serventes e datilógrafos. Não deve ter sido fácil realizar a seleção. Afinal, o universo escolar oferece imensa riqueza.
A seguir, um poema de cada categoria
Quem É O Inocente
Ignaros ou inocentes?
Há quem os chamem assim
porque em suas trocas
não obtenham lucro para si
Porém os intitulados sábios
repletos de ideologias
arrisca a bela natureza
em prol da tecnologia
Os sem sabedoria
utilizavam das terras
sem tecnologia
mas cuidava bem dela
pensando no outro dia
Que saber é este?
Afinal quem é inocente?
Se estes sábios aos poucos
exterminam toda gente.
Márcia Lopes Henriques Souza
merendeira
E.M.03.13.038 Londres
&
As Faces Do Homem
Diante do olhar
duas sombras se encontram;
encaram-se a frente
em um fundo sombrio.
E um rosto observa
com olhos faiscantes
as faces fechadas
sem ódio ou amor.
O lado humano
do homem-animal;
o lado animal
do bicho-humano.
Colocam-se em frente
ao azul que irradia,
formando as sombras;
imagem tão fria.
Arranca-se da imagem
o ser que o homem é.
As faces sombrias
que pode conter.
Revelam-se as sombras
que rondam seu ser.
Andreza Alves da Silva Bandeira
Agente Educador II
E.M.03.12.023 Joaquim Ribeiro
&
Estudante Trabalhador
Com as mãos trêmulas
de cansaço segura o lápis
os olhos não querem obedecer
querem fechar,
adormecer
mas dormir nem pensar...
O tempo é para estudar!
Sabe que precisa apagar aquela frase
que não conseguiu terminar
reescrever, ler, aprender
não desistir de lutar!
Apesar do transporte lotado, do pão dormido
e café requentado
o que quer é vencer, esquecer o passado,
viver o presente e avançar...
Reconhece que sem estudar não há lugar!
Às vezes as lágrimas querem brotar,
mas o sorriso logo nasce quando mergulha
no conhecimento
que está registrado em vários suportes,
em especial,
nos lindos livros amados.
Regiane Cristina Lopes da Silva
Bibliotecária
E.M.05.15.038 França
&
NÃO PRECISA...
Não precisa fazer
a rima mais perfeita
nem o poema mais bonito,
canções de amor maior
em que seja retratado
o nosso amor na sua voz...
Não precisa fazer
frases lindas
com as quais
eu fique encantada
nem me comparar
com as estrelas e a lua,
exagerando a minha beleza,
enumerando mil qualidades,
mesmo eu só tendo uma...
Nem relatar o nosso amor,
fazendo metáforas
com a natureza,
comparando-o com
o mar calmo
ou, talvez, céu estrelado,
campo de capim cheiroso
e frutas de sabor de mel,
ou com o véu que cobre
toda a noite...
Tampouco é necessário
comparar a nossa serenidade
com a chuva que cai mansa,
levantando o cheiro da terra!
Não é preciso, meu amor,
escrever em linhas
errôneas ou certas a quantidade
da nossa entrega
como toda maravilhosa
entrega que há na natureza
onde tudo se dá para tudo se ter
Meu amor, eu te digo que
não precisa escrever
dizendo que o nosso amor
tem a força dos homens,
a beleza da terra,
e a invencibilidade de Deus...
Não é necessário que
coloques nada disso
numa folha de papel,
nem risques na areia
da praia ou graves numa pedra
pois a poesia mais forte e mais bela
está em todas as vezes
que me olhas e dizes:
Te amo, sou feliz!
Ana Cristina Loyola Sabino
Agente Administrativo
E.M.08.17.009 José Maria Bello
&
A Difícil Arte de Ensinar
Como num quadro
um quadrado: sala de aula
como num picadeiro
com o nariz vermelho
rebola o professor
A batuta é a caneta
a orquestra imensa
com historias e sons de
toda natureza, o maestro é o professor
Na literatura o maestro
vira ator e num ato de amor
junta letras e sentimentos
com a harmonia de um balé.
é assim que é
o professor
Na pintura, na música, nas
peças teatrais
ele é muito mais
ele é o maior representante
de uma arte que transcende as demais
Ele é o mestre na difícil arte
de ensinar.
Maria das Graças Pimenta Ribeiro
servente
CIEP 10.26.202 Hildebrando de Araújo Góes
*
Quem Sou Eu?
No tique-taque, vou levando a vida,
no tique-taque, vou badalando.
Um ponteiro dá a partida,
e o outro despertando.
No esporte estou presente,
todo tempo a marcar,
luto, jogo, corro e pulo,
nado, salto a caminhar.
Atrasar não me adianta,
nem adianta me atrasar.
O tamanho não importa,
gosto muito de trabalhar.
bate-bate, a vida inteira,
entoando uma canção.
Marca o passo do amor,
no tique-taque do coração.
Eu sou feito de várias formas,
todos querem tocar na mão.
O meu nome você conhece,
sou o relógio, seu amigão.
Luis Carlos Nunes
datilógrafo
E/SUBE/10ªCRE/GED
Como num quadro
um quadrado: sala de aula
como num picadeiro
com o nariz vermelho
rebola o professor
A batuta é a caneta
a orquestra imensa
com historias e sons de
toda natureza, o maestro é o professor
Na literatura o maestro
vira ator e num ato de amor
junta letras e sentimentos
com a harmonia de um balé.
é assim que é
o professor
Na pintura, na música, nas
peças teatrais
ele é muito mais
ele é o maior representante
de uma arte que transcende as demais
Ele é o mestre na difícil arte
de ensinar.
Maria das Graças Pimenta Ribeiro
servente
CIEP 10.26.202 Hildebrando de Araújo Góes
*
Quem Sou Eu?
No tique-taque, vou levando a vida,
no tique-taque, vou badalando.
Um ponteiro dá a partida,
e o outro despertando.
No esporte estou presente,
todo tempo a marcar,
luto, jogo, corro e pulo,
nado, salto a caminhar.
Atrasar não me adianta,
nem adianta me atrasar.
O tamanho não importa,
gosto muito de trabalhar.
bate-bate, a vida inteira,
entoando uma canção.
Marca o passo do amor,
no tique-taque do coração.
Eu sou feito de várias formas,
todos querem tocar na mão.
O meu nome você conhece,
sou o relógio, seu amigão.
Luis Carlos Nunes
datilógrafo
E/SUBE/10ªCRE/GED
*
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