domingo, 12 de fevereiro de 2017

Hemetério José dos Santos * Antonio Cabral Filho - Rj

Hemetério José dos Santos
pedagogo, escritor, poeta, filólogo, gramático, primeiro professor negro do Instituto de Educação, professor do Colégio Militar, entre outros títulos, viveu no Rio de Janeiro na época de Lima Barreto, e, tanto quanto este, largou o aço em Machado de Assis, acusando-o de "ser negro envergonhado". 

Os amigos do bruxo não gostaram nem um "pouquim..." e sentaram-lhe a pólvora do status quo, através da Revista O Malho, onde a maioria publicava seus sonetos parnasianos tardios, entre eles Emílio de Menezes, um dos pitbuldogues de Machado, que estraçalhou Hemetério com seu mau humor e acidez alcoólica.
Confirmem
http://machadodeassis-memorialdobruxo.blogspot.com.br/

Mas Hemetério, tanto quanto Machadão, serviam ao sistema e corriam em faixa própria. Machado nas letras e Hemetério em língua, filologia, livros didáticos e poesia, além da administração escolar. Estrelismos à parte, cada um tinha brilho próprio. Mas a fundação da Academia Brasileira de Letras foi uma cartada política das maiores, e,  nessa época,  quem tivesse iniciativa para alguma coisa, mínima que fosse, tomava os holofotes para si. Ou seja, Machado morreu, mas a liderança continuou machadista, com os seus séquitos dando continuidade ao seu projeto: fundar um academia literária dentro dos moldes do sistema, servindo a ele e dando prestígio aos seus próceres, o que acontece até agora. Foi nesse "rolo" que dançaram nomes de elevada qualidade literária e intelectual, como Hemetério José dos Santos e Lima Barreto.

Algo mais...
https://pt.scribd.com/document/339085767/Hemeterio-Jose-dos-Santos-2-15a4-Antonio-Cabral-Filho-Rj 
*
https://pt.scribd.com/document/339085670/Hemeterio-Jose-dos-Santos-4893-15820-1-SM-Antonio-Cabbral-Filho-Rj

000

Nenhum comentário:

Postar um comentário